segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O cientista José Xavier...na escola

 
Inserido no Plano Anual de Atividades da Escola EB nº1 Pampilhosa vai decorrer, na semana de 12 a 16 de novembro, a Semana das Ciências.
Nesse âmbito irão ser desenvolvidas algumas atividades relacionadas com esta temática, despertando a curiosidade para os fenómenos da ciência e incutir nos alunos, a sensibilização para os problemas ambientais e seus efeitos a nível planetário.
Contámos com a presença do cientista José Xavier, investigador Principal no Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e investigador convidado da British Antarctic Survey, em Cambridge (Reino Unido).
Interagiu com a comunidade educativa de forma apelativa e emotiva, transformando o  seu discurso numa  fascinante viagem  ao mundo na Antártida.
 A sua palestra centrou-se sobre o comportamento animal (pinguins, albatrozes, elefantes marinhos e focas)  e os efeitos das alterações climáticas na vida animal.
 A sua intervenção foi complementada com exemplos práticos  ( globo, bola de raguebi  dura como corpo pinguins).
Também solicitava a participação ativa dos alunos para mostrar o tamanho e movimentos das espécies  referidas (tamanho asas albatroz, como agarrar um pinguim) e mostrou algumas roupas e luvas usadas pelos cientisticas na Antártida. 
 
                                       Consultar :       http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt
 Na biblioteca  está patente   uma exposição de livros temáticos e  são apresentadas algumas sugestões de leitura e/ou pesquisa.
 


                                                      




Sem comentários:

Enviar um comentário