terça-feira, 5 de março de 2013

LUSOFONIAS....


Vai decorrer na Biblioteca da Escola nº 1 da Pampilhosa, nos  dias 11 e 13 de março a partir das 10 horas, a 2ª fase do concurso Lusofonias.

Estarão presentes os alunos dos 3º e 4ª ano das escolas do 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, vencedores da primeira eliminatória  (por turma)

Regulamento Lusofonias
2013

Projeto Lusofonias – Contos, leituras e culturas 


Apresentação

O objetivo fundamental deste projeto é conhecer e dar a conhecer o património oral dos contos tradicionais e alguns textos de autores de qualidade reconhecida. Uns e outros foram divulgados e produzidos nos oito países que têm o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor.

As histórias tradicionais não têm autor conhecido. Foram transmitidas até nós, oralmente, desde tempos muito recuados, vindas não se sabe bem donde. Surgiram aqui e ali, atravessaram os continentes, transpuseram fronteiras, cruzaram os mares. Foram-se transformando, conforme as línguas e as culturas que as apropriaram. Ao longo dos séculos, cada povo e cada contador foram-lhes dando uma feição muito própria. "Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto", diz o ditado popular. É isso que se espera dos contadores dos 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos.

As narrativas literárias são textos de arte verbal de autores com vida, figura e nome conhecidos. Alguns desses textos tornaram-se muito populares ou famosos, quer pela sua qualidade literária, quer porque se basearam, muitas vezes, em narrativas antigas ou se construíram a partir de episódios ou de contextos muito familiares daqueles que os leem. Embora possam ser recontados oralmente, é mais agradável e enriquecedor ouvi-los tal qual os autores os escreveram. Têm uma linguagem rica e um ritmo próprios. É o que queremos ouvir das leituras dos alunos dos 8.º e 9.º anos.

Assim, o projeto culmina em dois concursos: o concurso Contar histórias tradicionais, para os alunos dos 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos; e o concurso Ler narrativas literárias, para os alunos dos 8.º e 9.º anos. Regulamento Lusofonias 2013


Regulamento 

1. Participam no Concurso todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos e as turmas dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo.
2. O Concurso desenrola-se em três fases ou eliminatórias.
1.ª fase: nas turmas, em aulas de Português;
2.ª fase: na biblioteca de cada escola, em sessão pública;
3.ª fase: na Biblioteca Municipal, em sessão pública.

..................................................................................................................................................................................................................

Sem comentários:

Enviar um comentário